Clínica de varizes | Especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular
Tratamento de varizes a laser e secagem de vasinhos
SÃO PAULO / SP

Imagem Ilustrativa

Recuperação da cirurgia vascular

Depois da cirurgia, os sintomas como cansaço, dor e peso devem 
desaparecer ou melhorar significativamente.


Após a cirurgia, sua perna será enfaixada para comprimir a área operada e diminuir o hematoma pós-operatório. Essa faixa poderá ser retirada no dia seguinte da cirurgia. Você deverá voltar ao consultório do médico no dia marcado para a primeira revisão pós- operatória.

Após 30 dias, deverá passar pela segunda revisão pós-operatória, e geralmente uma última avaliação para acompanhar os resultados. 

Sintomas
Devido à cirurgia de varizes, o local operado ficará arroxeado (hematoma), inchado (edema local) e dolorido. Isso é um processo normal, portanto não se assuste. Mesmo após a cirurgia, poderão restar alguns ramos de varizes residuais, que poderão ser retiradas ou com uma pequena cirurgia complementar ou com um tratamento de Escleroterapia.

É muito importante ter bom senso
Você não precisará fazer repouso absoluto, mas não deve fazer atividades que exijam esforço físico intenso no pós-operatório.

É aconselhável o uso de meias elásticas de compressão após a cirurgia de varizes, pois isso diminuirá a dor, o edema, o desconforto, facilitando o retorno mais rápido às suas atividades cotidianas.

O repouso pode variar de 2 a 15 dias, dependendo do porte da Cirurgia, sendo que o mais comum são 3 dias (Sex, Sáb e Dom). Não é necessário ficar deitado todo o tempo e nem é aconselhável. O paciente deve caminhar durante períodos curtos em solo plano, pode ir ao banheiro, tomar banho e fazer as refeições normalmente.

Não deve expor a área operada ao sol até a liberação médica.

Pós-Operatório de Varizes

– Pode tomar banho normalmente;
– Deve usar meias elástica de compressão durante o período diurno, quando indicado pelo médico;
– Se necessário, subir escadas lentamente;
– Não carregue peso;
– Não se exponha ao sol;
– Evite ficar em pé por tempo prolongado, mas não fique o dia todo deitado. Movimente-se por curtos períodos.