Clínica de varizes | Especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular
Tratamento de varizes a laser e secagem de vasinhos
SÃO PAULO / SP

Medicina do Esporte

Imagem Ilustrativa

Medicina do Esporte

Quando falamos em Medicina do Esporte, a primeira ideia que nos vem à mente é que ela estaria restrita apenas a atletas. Mas a realidade é outra. A atividade física tem diversos benefícios para o corpo, tanto para pessoas sadias quanto para pessoas doentes.

Agendar uma consulta

Essa preocupação com a prática de exercícios físicos é um cuidado importante com a saúde para prevenção de doenças, tratamento e reabilitações.

Dentro da especialidade existem várias ramificações que vão tratar caso a caso, examinando o desempenho do esporte e a influência dele na sua vida!

O que é a Medicina do Esporte?

É uma especialidade médica que investe no bem-estar por meio de exercícios físicos e orientações nutricionais. A atividade física na dose adequada reage positivamente de grande parte das pessoas, da criança ao idoso. 

A especialidade é indicada para pessoas que buscam diversos objetivos, tais como: Qualidade vida, melhora da saúde, reabilitação pós-cirurgia, emagrecimento, performance, etc.

No que a Medicina do Esporte pode ajudar?

A Medicina do Esporte tem como objetivo ajustar a dose certa de atividade física para cada individuo, repeitando sempre as suas preferências e disponibilidades.

A atividade física sendo bem indicada em conjunto com uma alimentação equilibrada, produz diversos benefícios para seu organismo, como melhora nos níveis de pressão arterial, frequência cardíaca, mobilidade, resistência muscular além da melhora da auto-estima e disposição para seu dia a dia.   

Quais os profissionais  envolvidos na medicina do esporte?

Além do próprio médico especialista, profissionais da areá de nutrição, educação física e fisioterapia.

Estes profissionais realizaram um diagnóstico multidisciplinar, a partir dai farão um planejamento personalizado para o objetivo de cada pessoa. 

Quais os tipos de tratamentos da Medicina do Esporte?

A maior característica da especialidade é o tratamento preventivo. Dosando atividade física a uma alimentação balanceada podemos prevenir uma série de doenças como: Varizes, Diabetes, Doenças Cardíacas, Patologias Ortopédicas, Doenças Metabólicas, Neurológicas e Psiquiatrias. 

Em caso de doenças já instaladas, a especialidade atua como uma reabilitação, promovendo a melhora ou até  mesmo a regressão total da patologia. 

Preciso fazer algum tipo de exame?

Sim. São necessários exames laboratoriais, eletrocardiograma, teste ergoespirométrico, avaliação de aptidão física e avaliação nutricional.

Os exames laboratoriais avaliam os elementos no sangue. O teste ergoespirométrico mede a função cardíaca e pulmonar, e é muito importante na prescrição da intensidade do exercício além do Doppler-US que avalia toda a circulação. A avaliação física nos permite avaliar o equilíbrio, a coordenação, a agilidade, a velocidade, a flexibilidade e a potência muscular. Já a avaliação nutricional, tem como principal função avaliar os hábitos alimentares e a composição corporal.

Reconhecimento da Medicina do Esporte

Os profissionais médicos com o Título de Especialista em Medicina Esportiva são reconhecidos pela SBMEE / AMB (Associação Médica Brasileira), e estão de acordo com as normas acadêmicas para exercer a função.

whatsappwhats Enviar mensagem!Mensagem!