Clínica de varizes | Especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular
Tratamento de varizes a laser e secagem de vasinhos
SÃO PAULO / SP

Secagem de vasinhos Microvarizes ou veias varicoses

Imagem Ilustrativa

Escleroterapia / Vasinhos

Escleroterapia e Esclerose com Espuma

Secagem de vasinhos
Microvarizes ou veias varicoses

A Escleroterapia é um tratamento para remover os vasinhos e microvarizes (varicoses). Este tratamento não necessita de cirurgia e a recuperação é imediata. 
Esse método é recomendado desde que o paciente seja avaliado corretamente.

Agendar uma consulta

Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações (varicoses), de coloração avermelhada, conhecidas também como vasinhos. Esses casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético. São de localização intradérmica e apresentam baixo risco à saúde.

Quais os métodos de secagem de vasinhos?

Atualmente existem dois métodos: 

1) Escleroterapia convencional: Com uma agulha fina, o médico aplica um esclerosante na veia doente.

2) Escleroterapia a laser: Após uma avaliação, o especialista faz secagem do vasinho a laser. 

3) Escleroterapia com Espuma: Com uma agulha fina, o médico aplica uma espuma no vaso doente.


Como é feita a escleroterapia?

O tratamento de escleroterapia não requer cirurgia. Esses vasinhos são tratados com aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo. Com essa obstrução, o sangue buscará veias mais saudáveis para que volte a fluir na região, sumindo com os vasinhos avermelhados.

Importante: A escleroterapia pode ser eficaz desde que os “vasinhos” não estejam conectados a veias varicosas. Caso haja varizes, estas devem ser tratadas cirurgicamente ou por meio da esclerose com espuma.

Qual o tempo de recuperação e os cuidados?

Após as sessões de escleroterapia é possível ter uma vida normal. Porém, é muito importante que o paciente siga as orientações de pós-tratamento do médico especialista.

Orientações: O médico irá lhe dizer quando você poderá retornar às atividades físicas, período sem tomar sol, uso de meias elásticas, cremes ou remédios, se necessário.

Posso tomar banho de Sol após as sessões?

Não. O período sem tomar sol poderá variar de 2 a 7 dias, dependendo da quantidade e calibre dos vasos tratados.

Será que também tenho varizes?

Existe uma tendência hereditária para que algumas pessoas apresentem varizes, e, além dessa tendência, alguns fatores podem desencadear o aparecimento ou piorar o quadro. Alguns desses principais fatores são: o sedentarismo e a gravidez. Contudo, vale ressaltar que após a gravidez as veias dilatadas podem voltar ao normal. A questão genética ou hereditária das varizes atinge homens e mulheres igualmente, porém, existe uma proporção muito maior de mulheres com varizes por causa do efeito do hormônio feminino que agrava o problema.

Será que tenho tendências? Quais os sintomas?

Para saber se você tem tendências a ter varizes, veja se alguns dos sintomas mais comuns estão se manifestado, como: dores nas pernas, câimbras, sensação de cansaço, coceira, queimação, entre outros.
Se você sente estes sintomas, somente um especialista poderá avaliar sua circulação sanguínea e orientar como deverá proceder para se prevenir de complicações futuras.

O que são as varizes?

As varizes dos membros inferiores são veias doentes que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas, dificultando a circulação sanguínea. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou grande calibre. Somente um médico especialista poderá avaliar e analisar se sua circulação sanguínea esta prejudicada, e se necessita de tratamento.

whatsappwhats Enviar mensagem!Mensagem!